Cultivador mecânico

O uso de cultivadores mecânicos traz muitos ganhos de eficiência e produtividade. Por isso, a escolha do equipamento a ser usado na sua lavoura é uma decisão de extrema importância.

O cultivo é o processo mecânico de trabalhar com o solo, que pode envolver o controle de plantas daninhas, adubação de cobertura e a picação do material de cobertura, entre outros. Os cultivadores mecânicos são usados para uma movimentação superficial do solo, com diversas finalidades.

Confira abaixo 3 benefícios de usá-los em culturas orgânicas!

1. O cultivador mecânico faz o controle de plantas daninhas

O controle de plantas daninhas, muitas vezes, é feito com herbicidas, que não pode ser utilizado nas culturas orgânicas. O uso de cultivadores mecânicos é uma excelente alternativa para esse controle, de forma mecanizada.

O cultivador carpe mecanicamente a planta daninha na entrelinha, o que, além de resolver o problema, é mais barato do que o uso de herbicida. Vale lembrar também que o uso de herbicidas em larga escala está causando o surgimento de plantas daninhas resistentes a esses produtos, o que, no futuro, deve reforçar a necessidade de fazer uso do cultivo mecanizado.

2. Realiza o controle de rebrota

Da mesma forma, o controle de rebrota de culturas perenes também é feito majoritariamente com o uso de herbicidas. No entanto, é possível realizar esse controle de forma mecânica.

Na cultura do algodão, por exemplo, isso deve ser feito no vazio sanitário da cultura. Trata-se de uma cultura herbácea, ou seja, ele rebrota depois que é colhido. O problema é que essa rebrota é um nicho de desenvolvimento de pragas na entressafra. Por isso, é preciso arrancar o algodão para ele não rebrotar.

3. Mistura fertilizantes e corretivos com o solo

Essa também é uma atividade que ganha eficiência com os cultivadores mecânicos, que são capazes de fazer a aplicação de herbicidas de forma controlada, reduzindo gastos e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O Vibro, cultivador mecânico da Moraes Equipamentos Agrícolas, é uma excelente opção para ter acessos a esses benefícios e muito mais. Ele incorpora a mais avançada tecnologia de cultivo mecânico com a utilização de hastes vibratórias em “S”, que vibram em várias direções.

Elas foram especialmente desenhadas para desintegrar os torrões, arrancar e expor as ervas daninhas, melhorar a aeração do solo e facilitar a absorção e a retenção de água, favorecendo o crescimento das plantas.

O equipamento conta também com um conjunto aplicador com bicos pulverizadores para aplicação em faixa nas entrelinhas, a baixa pressão, que permite o uso de herbicidas seletivos após a capina mecânica, proporcionando um controle eficiente das ervas daninhas.

É ideal para culturas orgânicas, uma vez que permite descartar o uso de agrotóxicos, favorecendo práticas de conservação e minimizando impactos ambientais. É eficiente para uso em lavouras de mandioca, algodão, capim, milho, sorgo, soja e fumo, entre outras.

Agora você já conhece os benefícios que o cultivador mecânico oferece e os diferenciais do Vibro. Acesse nosso site e confira informações mais detalhadas sobre o equipamento!

Uma resposta

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *