Alcançar altos níveis de produtividade do algodão é um dos principais objetivos do setor de cotonicultura, pois trata-se de uma das mais importantes culturas no Brasil e no mundo.
Neste artigo, você entenderá melhor sobre a produção de algodão no Brasil e sobre como enfrentar os desafios para aumentar a produtividade do algodão. Confira!
Desafios enfrentados para aumentar a produtividade do algodão
A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA, divulga anualmente os dados relacionados a produtividade do algodão no Brasil.
Segundo a entidade, o Brasil tem estado entre os cinco maiores produtores mundiais de algodão.
Destacam-se também neste cenário países como China, Índia, EUA e Paquistão.
O Brasil tem estado ainda entre os maiores exportadores mundiais, por este motivo, o cenário é promissor, devido ao grande mercado consumidor de algodão em pluma.
No entanto, o controle de pragas, é um dos principais desafios do setor, devido as grandes perdas financeiras que ocorrem todos os anos.
Além disso, cultura do algodoeiro é muito sensível à ação de plantas daninhas, por isso as técnicas de manejo são constantemente aprimoradas.
Manejo correto do solo para aumentar a produtividade do algodão
Rotação de culturas
Uma das práticas de manejo mais adotadas pelos produtores é a rotação de culturas.
A rotação de cultura, propicia a melhora do solo, reduzindo a incidência de plantas daninhas e auxiliando na redução do banco de sementes.
Este manejo também permite utilizar diversos tipos de herbicidas cuja ação é mais adequada para cada caso.
Plantas de cobertura
As plantas de cobertura contribuem para manutenção dos teores de água do solo, protegendo-o contra processos erosivos e a lixiviação de nutrientes.
Segundo a Embrapa, as plantas de cobertura podem ajudar a reduzir custos de produção, especialmente com fertilizantes químicos.
A quantidade adequada de água no solo evita o déficit de água em caso de veranico, que pode ocorrer no início do desenvolvimento da cultura.
Outra questão importante da cobertura é o controle de plantas daninhas, pois funciona como auxiliar na redução da infestação.
A alternância de temperatura do solo é outro fator que interfere na produtividade do algodão e pode ser minimizada com a adoção dessa prática de manejo do solo.
O beneficiamento ocorre pela redução da incidência de luz, e é considerada uma barreira física e química para as plantas daninhas.
Isso ocorre porque a cobertura de algumas plantas pode ter efeitos alelopáticos, liberando substâncias que inibem a germinação das sementes.
Conclusão
O controle das pragas como o bicudo-do-algodoeiro é um fator determinante aumento da produtividade do algodão.
O Chopper da Moraes Equipamentos foi projetado especificamente para o arranquio dos restos culturais do algodoeiro, auxiliando no controle de pragas.
Ficou interessado e quer saber mais? Acesse o nosso site e veja informações detalhadas.