O cenário positivo da agricultura, que foi um dos setores menos impactados pela pandemia de Covid-19, tem uma projeção positiva para este ano, segundo previsão de especialistas.
Embora a pandemia tenha alterado a logística de produção, criando dificuldades, os produtores rurais conseguiram driblar a falta de peças importadas e de matérias-primas como aço e derivados do plástico em alguns momentos do ano de 2020.
Todo este cenário contribuiu para um incremento na fabricação de máquinas, visando suprir tanto os aumentos de demanda, quanto a necessidade de modernização e inovação do parque de máquinas.
Contar com um parque de máquinas diversificado viabiliza o suprimento de diferentes demandas, além de contribuir para que a equipe seja mais produtiva e eficiente, otimizando a capacidade instalada e o valor homem/hora.
Afinal, as máquinas agrícolas são um dos fatores que mais impulsionam a produção pois otimizam os processos e favorecem o aproveitamento da lavoura.
Projeções positivas para 2021
A Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ é uma associação voltada para incentivar e assessorar o industrial de máquinas e atua junto aos poderes públicos e privados para defender os interesses do setor.
Segundo dados divulgados pela entidade, as vendas de máquinas agrícolas cresceram 20% em meio a pandemia, mas ainda assim, no Brasil, 50% das máquinas em uso têm mais de dez anos, revelando a necessidade de inovação.
Importante notar ainda que em 2020, o setor aproveitou algumas oportunidades como a alta dos preços dos grãos, que motivou alguns produtores a aumentarem a área plantada, investindo na compra de máquinas agrícolas para potencializar a produção.
A previsão de especialistas do setor é de crescimento nas vendas de máquinas agrícolas em 2021, projetada em 10%, já considerando a possível escassez de crédito e oscilação das taxas de juros para este tipo de financiamento.
Cenário favorável para investimento em máquinas agrícolas
Diante deste cenário, o Banco Nacional do Desenvolvimento Social – BNDES, disponibilizou uma linha de crédito para o financiamento de máquinas e equipamentos agrícolas em 2021.
Tendo em vista que o produtor rural foi impactado pelo esgotamento dos recursos oriundos de linhas tradicionais de crédito, para investimento no agronegócio, o setor se mobilizou para obter uma linha alternativa permanente para o ano de 2021.
Esta linha de crédito rural disponibilizou cerca de R$ 500 milhões, podendo sofrer novos aportes e os juros são de 9,7% ao ano para financiamentos com prazo de até dez anos.
No entanto, a taxa é flutuante e varia ainda conforme o prazo de financiamento. Ainda que as condições de financiamento não sejam tão benéficas, quanto em programas anteriores, especialistas consideram a sua viabilidade para o momento como positiva, considerando os efeitos da pandemia para a economia mundial.
Conclusão
Embora o setor enfrente uma escassez de recursos controlados, produtores com menos caixa têm investido usando recursos do BNDES e de bancos privados, que têm taxas de juros superiores a 9%, segundo dados divulgados pela Abimaq.
O BNDES informou que esta nova linha ficará aberta às solicitações durante o ano todo, como forma de minimizar os impactos do esgotamento de recursos dos programas agropecuários.
Gostou de saber mais sobre o financiamento de máquinas agrícolas para 2021? Compartilhe essas informações, elas podem ser úteis para alguém. Visite nosso site e conheça nossos produtos.