Adotar técnicas de agricultura sustentável são formas de melhorar a qualidade do solo de forma ecológica.
As técnicas sustentáveis de plantio aumentam a qualidade do solo, permitindo que cumpra seu papel de ser uma importante fonte de recursos naturais para a agricultura.
Neste artigo você entenderá melhor sobre como o melhorar a qualidade do solo adotando técnicas de plantio sustentáveis. Confira!
Técnicas sustentáveis de plantio para melhorar a qualidade do solo de forma ecológica
A qualidade do solo é um dos pontos mais relevantes na produtividade e na performance da lavoura.
O solo é vai além do conceito de substrato, uma vez que é responsável por levar água e nutrientes aos cultivos.
Os produtores devem estar voltados para aperfeiçoar técnicas visando sempre melhorar a qualidade do solo de forma ecológica.
A seguir abordaremos algumas técnicas mais utilizadas para melhorar a qualidade do solo.
- Plantio Direto: cultivo de plantas sob os restos vegetais do cultivo anterior, evitando assim o revolvimento do solo e reduzindo a erosão o empobrecimento nutricional do solo;
- Rotação de Culturas: alternância de culturas plantadas numa mesma área, evitando o desgaste nutricional do solo e seu desequilíbrio químico e biológico;
- Retorno da matéria orgânica: consiste no retorno da matéria orgânica ao solo, adotando práticas de manejo da chamada agricultura orgânica.
- Sistema Agrossilvipastoril: é uma forma de rotação de cultura um pouco mais complexa, que consiste na alternância entre o plantio da lavoura, o plantio de pastagem para o gado e combina essas duas culturas com o plantio de árvores.
- Calagem: aplicação de calcário no solo visando controlar a acidez e fornecer nutrientes como cálcio e magnésio.
- Gessagem: aplicação de gesso e cal na lavoura para aumentar a fertilidade do solo por meio da redução do Al+3 em profundidade.
O cultivo realizado adotando práticas de manejo adequadas também contribui para melhora a qualidade do solo de maneira sustentável.
O uso de equipamentos sustentáveis é fundamental para que este objetivo seja alcançado e toda a sociedade possa se beneficiar.
Cultivador Vibro da Moraes Equipamentos
O cultivador articulado Vibro, é um exemplo desse tipo de insumo, pois é um equipamento que insere tecnologias avançadas de cultivo mecânico no contexto da agricultura moderna.
Com a utilização de hastes vibratórias em “S”, o Vibro é capaz de capinar as ervas daninhas, incorporando partículas e resíduos em uma única operação.
Esta máquina viabiliza a redução do uso herbicidas, contribuindo para a preservação do solo de maneira ecológica e com foco na sustentabilidade.
O Vibro pode ser utilizado nas culturas de Mandioca, Soja, Milho, Sorgo, Amendoim, Algodão, Fumo e Capim, entre outras.
Em outras palavras, pode-se afirmar que um equipamento como esse, realmente prioriza a sustentabilidade.
A Moraes Equipamentos tem mais de 30 anos de experiência em projetos para todos os tipos de culturas.
A atuação da empresa está sempre atenta aos princípios empresariais, respeito aos funcionários e satisfação do cliente.
Ficou interessado e quer saber mais? Acesse a página do Vibro no nosso site e conheça todos os detalhes!